04 janeiro 2010

ECO CARNAVAL LOURES 2010 de 13 a 17 fevereiro

O NOSSO SITE JÁ ESTÁ ACTUALIZADO!
www.carnaval-loures.com 


DESCRIÇÃO DO CARNAVAL 2010:
Sob o tema da "Ecologia" o verde da Natureza instala Loures, para um deslumbrante carnaval!
As ruas da cidade de Loures ficarão  com mais encanto  nos dias 14 e 16 fevereiro com os corsos com 1500 figurantes e 15 alegóricos às 14:30h. A água, o fogo, o ar e a terra aliam-se à magia dos animais que habitam na Terra. Neste desfile, poderá viajar desde as florestas mais exuberantes até às quentes savanas africanas.
Nos dias 13 e 15 fevereiro temos as festas de carnaval, incluindo o famoso "Baile Trapalhão", que se realizarão às 22h no Quartel dos Bombeiros de Loures.
Finalmente no dia 17 temos o famoso enterro do Rei Ocarário que começa às 21h30 no Largo 4 de Outubro, seguindo o tradicional cortejo até  ao Parque da Cidade, às 23h, onde os festejos encerram com um deslumbrante espectáculo de fogo-de-artifício.

Já sabe começando no dia 13,  às 21h30, com a coroação dos Reis do Carnaval e terminando 4ª feira, dia 17, com o enterro, não falte à folia! O Carnaval Loures 2010 vai tentar bater o seu recorde dos 35 mil visitantes, fazendo este ano um carnaval diferente, o Eco-Carnaval.

Não faltam por isso motivos para vir a Loures, a capital da alegria, e ser "O REI DA FOLIA NA NOSSA COMPANHIA!"


Programa:
  •  13 Fevereiro 
21H30 - Coroação dos Reis do Carnaval 2010 
              Local: Largo 4 de Outubro                                                    
22h - Festa de apresentação dos reis do carnaval   
              Local: Quartel dos Bombeiros de Loures

  • 14 Fevereiro 
15h - Desfile Carnavalesco com 1500 figurantes e 15 carros
         Local: ruas da piscina municipal, Pavilhão Paz e Amizade e Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo (As Cor-de-rosa) 
  • 15 Fevereiro
21h30 - o mais famoso baile de máscaras da região: o "Baile Trapalhão"   
             Local: Quartel dos Bombeiros de Loures 

  • 16 Fevereiro
15h - Desfile Carnavalesco com 1500 figurantes e 15 carros    
         Local: Ruas da piscina municipal, Pavilhão Paz e Amizade e Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo (As Cor-de-rosa)

  • 17 Fevereiro
21h30 - Leitura do testamento do rei Ocarário 
          Local: Largo 4 de Outubro
22h - Desfile do enterro até ao Parque da Cidade
23h - Espectáculo de fogo-de-artifício 
         Local: Parque da Cidade 

"Continuando a diversificar o tema do Carnaval de Loures, para 2010 convidamos todas as pessoas a reflectir de um modo divertido, alegre e bastante ritmado por uma das maiores actuais preocupações da população – A Ecologia.

Neste desfile ecológico, em versão alegórica, iremos mostrar os elementos da natureza – Água, Ar, Fogo, Terra e o planeta solar com a Noite e Dia.

Para se divertir connosco, bastará que se dirija a Loures nas tardes dos próximos dias 14 e 16 Fevereiro de 2010.

Mas a animação do Carnaval em Loures começa no dia 13, com o tradicional baile de apresentação dos Reis deste Carnaval e, para continuar a folia, dia 15 realizar-se-á um dos bailes mais animados desta região, o famoso “Baile Trapalhão”, para o qual desafiamos cada pessoa a apresentar-se mascarada com o traje mais bizarro que consiga imaginar.

Nem o Carnaval em Loures poderia terminar sem a realização do famoso Enterro do “Ocarário XXXVII”, no dia 17 de Fevereiro à noite, onde será lido o testamento do Rei do Carnaval de Loures 2010.

Não faltarão motivos, fortíssimos, para vir festejar o Carnaval de 2010, na nossa companhia, sendo o “Rei da Folia”."


11 comentários:

Aracnos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miguel disse...

ola eu sou figurante do grupo da ponte de lousa e gostava de saber mais sobre o novo percurso podiam-me mandar um mapa com o percurso assinalado?
pedia que mandassem para miga_toureiro31@hotmail.com
obrigado e viva o carnaval de loures

Anónimo disse...

desculpem,mas a minha ideia é que "mataram" o carnaval.espero estar enganado mas axo que não pensaram bem no que estavam a fazer.
O pior é que nem ouviram os comerciantes nem a população,ou seja o carnaval de LOURES ja não é nosso(deve ser de 20 membros da direção).

No fim fazemos as contas,espero estar enganado e não ser o fim desta festa de LOURES.

P.S sera que vão deixar esta mensagem aparecer no blog???? espero que sim

ass: O mesmo jovem de loures agora com 30 :)

Carnaval Saloio de Loures disse...

Caro Anónimo como viu o seu comentário não foi eliminado e espero que leia a nossa resposta:

A decisão de mudar o percurso foi MUITO BEM PENSADA. E não é do interesse da Direcção da Associação do Carnaval, tirar o carnaval à população e muito menos prejudicar os comerçiantes, que tanto apoio nos têm dado.
Mas, de facto tivemos que mudar o percurso, pois as queixas dos moradores dentro do percurso eram às dezenas. Assim, esses moradores já não serão incomodados e beneficiarão da mudança de percurso.
Por outro lado, os transtornos ao trânsito foram alvo de muitas críticas, logo, também desta forma, a circulação fica muito menos prejudicada.
O novo percurso traz vantagens como ter capacidade para um maior número de espectadores,o que não era possível no percurso antigo que estava sobrelotado, e permite a construção de mais infra-estruturas(mais bancadas por exemplo).
Como vê o novo percurso traz muitas vantagens embora possa de alguma forma, acabar um pouco com a tradição. Assim, esperamos que compreenda, que embora nos custe mudar o percurso, pois o antigo era mais tradicional (passar na Rua da República e tudo isso...) é algo que tinhamos que fazer.

Pode ser que para o ano o percurso antigo volte a ser utilizado..

Gratos pelo comentário e interesse pelo Carnaval Loures.

Os nossos melhores cumprimentos.

Anónimo disse...

É com muita satisfação que vejo que não eliminaram a minha mensagem!
Só desejava obter da vossa parte resposta a algumas questões:
As bancadas são de borla?
As entradas do corço vão ser controladas por quem? SMAS de loures?!?
Eu sou morador em Loures e nunca me foi dado perceber qualquer tipo de queixa, quer seja por intermédio de abaixo-assinados ou outro tipo de acção deste género por parte dos munícipes, relativamente ao tema em questão!
A minha dúvida prende-se com o facto de o actual presidente da direcção do Carnaval, sr. João Silva, ter vindo a público no ano passado logo após o carnaval, através de entrevista no magazine da CM Loures, expressar o seu desejo de retirar o Carnaval das ruas principais da cidade. Apontando como principal razão, a perda de receita devido ao facto dos moradores não pagarem bilhete.
Moral da história: Bancadas = Mais dinheiro. isto porque a Contubos não as montará gratuitamente.
SMAS Loures à porta = Já tivemos os exemplos dos anos passados em que as entradas eram pagas no café "O Pastor".
Para finalizar, o argumento do sr. presidente cai por terra dado ao facto de os moradores só poderem ser contabilizados se, e só se, estes saírem de casa para ver o corço como pagantes! Logo, continuo sem perceber quais as vantagens das alterações à tradição que deu o bom nome ao Carnaval de Loures!!!
Admito que a gratificação à P.S.P será de um custo inferior devido ao percurso ser diferente mas não justifica a mudança do mesmo.
Grato pela atenção demonstrada, despeço-me com a esperança de estar REDONDAMENTE ENGANADO!
Volto a referir. Apostem na animação extra-corço. O Parque da cidade é um bom espaço a ser explorado para animação nocturna por exemplo.(Comerciantes das casas nocturnas de Loures poderiam ser convidados a colaborar).

Assinado,

Jovem Folião de Loures

Carnaval Saloio de Loures disse...

Caro Jovem:

Em 1º lugar queremos dizer-lhe que essas queixas foram mesmo reais e poderá decerto confirmá-las, na PSP de Loures, onde foram feitas muitas delas.

Quanto aos residentes não pagarem bilhete, a Associação sabe quantas famílias moram dentro do antigo percurso, número que se torna muito menor com o novo percurso e, assim, há menos pessoas que não pagarão bilhete, logo o lucro será maior e há capacidade para mais espectadores.
Em 2º lugar, a compra dos bilhetes é controlada e estes são adquiridos nas bilheteiras montadas para o efeito à entrada do Corso, bilheteiras essas que já existem há mais de 2 anos...
Quanto à questão das bancadas, em principío, não terão um valor especial, custando o mesmo que um bilhete normal. Contundo, não lhe podemos garantir isso, pois é algo que pode ser alterado até ao Corso e se assim fôr, também o lucro aumenta.
Por fim, o novo percurso permite que mais meios de comunicação social venham até ao Carnaval de Loures, pois há mais espaço.

Veja mais informações nesta notícia:
http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Lisboa&Concelho=Loures&Option=Interior&content_id=1485079

Carnaval Saloio de Loures disse...

Quanto à animação nocturna, não temos dinheiro para realizá-a sem ser os Bailes de Carnaval no sábado e na Segunda-Feira.

Acredite que era algo que a Associação desejava muito.
Talvez com um aumento do lucro este ano, potenciado pelo novo percurso, consigamos fazer, para o ano, um carnaval com mais programação e ainda melhor.
Também não sabemos se esses eventos teriam muita adesão...

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Volto a deixar um comentário, visto não ter, pelos vistos, sido explicito o suficiente no anterior. Quando me referia ao preço das bancadas estava a referir-me ao custo da montagem das mesmas. Ou seja, quanto custarão à associação. E não ao preço do bilhete com ou sem bancada. Isto porque não me passaria pela cabeça haver bilhetes com preços diferentes.
Em relação às entradas no corço estava a referir-me não à venda dos ingressos, mas sim ao correcto controlo nas entradas. Há garantias de que só entrarão pessoas com bilhete? Uma firma de segurança é de um custo elevado, mas dá mais garantias neste aspecto. Já o houve em anos anteriores.
Eu também espero que os moradores saiam de casa para ir ver o corço no seu novo trajecto. Pois só assim se venderão mais bilhetes aumentando, então o lucro que referiu. Se ao invés disso estes moradores ficarem em casa não haverá tanta gente no corço e o lucro em vez de subir cai abruptamente pois essas pessoas que não pagavam bilhete consumiam produtos nos cafés e quiosques ao longo do trajecto do corço. e agora? os comerciantes que como disse, e bem tanto ajudaram a associação do carnaval deixam, então de ter o devido retorno como em anos anteriores?

A confirmar-se um menor orçamento por parte da Câmara há uma contenção de custos a fazer e as opções por parte da associação são:
Mais dinheiro gasto em bancadas, Prejuízo à porta pois voltam os funcionários dos serviços e seus "esquemas" para amigos e família. E por fim retira-se aos comerciantes a possibilidade de se envolverem na festa com a oferta a estes mesmos de um presente envenenado que é a retirada de clientes às suas casas.

Citando-vos, (...) Por fim, o novo percurso permite que mais meios de comunicação social venham até ao Carnaval de Loures, pois há mais espaço (...) Onde é que isto garante alguma coisa????

No entanto, cabe-me a mim como um verdadeiro entusiasta da festa do carnaval, desejar que a festa deste ano seja em GRANDE para todos os munícipes.E que S. Pedro nos ajude a conseguir um carnaval que devolva o estatuto devido , a um dos melhores carnavais do país.

Despeço-me com um VERDADEIRO desejo que corra tudo pelo melhor.

VIVA LOURES,VIVA O CARNAVAL SALOIO

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=RmpesmjuIPY&feature=related

Carnaval efectuado no periodo em que não houve desfile de carnaval oficial. Este não foi por certo grandioso, reconhece-mos ao ver as imagens, ter sido modesto, no entanto teve o grande mérito desde os jovens músicos, dos mascarados mais pequenos até aos mais crescidos, assim como o público que participou, todos, de alguma forma, contribuíram com grande estímulo para a continuidade na tradição do Carnaval de Loures

Anónimo disse...

Dava jeito meterem as informaçoes como deve de ser. Principalmente, que a entrada é paga e ja agora, o preço.

Anónimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.